CHAMADA PARA ARTIGOS

O evento é um empenho coletivo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), sendo a última sede oficial, a ser realizado entre os dias 22 a 28 de julho de 2018, nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói, terão como temática central: “Educação, memória, gestão e política: profissionais da informação frente aos desafios do panorama nacional contemporâneo“.

De alcance nacional, o evento se propõe a abrir debates, discussões e reflexões acerca do tema, além de incentivar a produção científica de estudantes à nível de graduação dos cursos de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação.

Grupo de Trabalho 1: Educação, política e sociedade

Temas: “Educação. Inclusão Social. Mediação. Competência Informacional. Biblioteca escolar. Bibliotecas criminais. Papel político e social do Bibliotecário e da biblioteca. Reflexões éticas. Biblioterapia. Contação de histórias. Bibliotecas comunitárias. Cultura afro-brasileira. Cultura indígena. Religiosidade. Questões de gênero, sexualidade e biblioteconomia. Temas afins.

Grupo de Trabalho 2: Gestão de bibliotecas e informação

Temas: Gestão de processos. Gestão de Unidades de Informação. Desenvolvimento de Coleções. Organização e Administração de Bibliotecas. Análise e modelagem de processos. Acessibilidade. Usabilidade. Recursos e Serviços Informacionais. Marketing em Biblioteconomia. Empreendedorismo. Gestão da Informação e do Conhecimento. Fontes de Informação. Recuperação e Disseminação da Informação. Temas afins.

Grupo de Trabalho 3: Tecnologia e Organização do Conhecimento

Temas: Arquitetura da Informação. Biblioteconomia Digital. Tecnologia da Informação e da Comunicação. Big Data. Base de dados. Softwares p/ bibliotecas. Mídias sociais. Representação Temática e Descritiva. Catalogação. Classificação. Ontologia. Terminologia. Vocabulário Controlado. FRBR. Bibliometria. Internet. Temas afins.

Grupo de Trabalho 4: Memória, Cultura e Patrimônio

Temas: Colecionismo. História do Livro e das bibliotecas. Patrimônio e cultura. Registro da Informação. Curadoria Digital. Conservação. Oralidade. Memória Social. Memória Política. Preservação. Microfilmagem. Digitalização de Acervos. Repositórios Institucionais.  Direitos Autorais. Comunicação em redes. Produção e Gestão Cultural.  Temas afins.

Grupo de Trabalho 5: Diversxs

Temas: Temáticas não contempladas nos demais Grupos Temáticos.

EDITAL, MODELOS DE SUBMISSÃO, AVALIADORES & TRABALHOS APROVADOS


PATROCINADORES

APOIO